O cão selvagem não é como um cão doméstico,tem comportamentos diferentes.
Eles são mais ou menos assim:
São principalmente vitimas de perseguições directas e indirectas (tiros, armadilhas, venenos, pisados por carros...), doenças infecciosas transmitidas por cães domésticos, fragmentação do seu habitat e diminuição das suas presas devido a contínua expansão demográfica e exploração dos recursos naturais.
Só com este parágrafo dá para concluir que são muito odiados,e que,por causa das diferenças com o cão doméstico,são atingidos em infecções.
Até há bem pouco tempo, quase nada se sabia sobre o seu estatuto de conservação (informações dos maus tratos,e distribuição).
No âmbito de recolher elementos de resposta a estas questões fundamentais, foi iniciado em 2003 um projecto de pesquisa científica em estreita colaboração com o Uem(Museu de Hitória Natural) e, através deste apoiocom ajuda das autoridades do País competentes neste domínio (DNAC e DNFFB), dedicado ao estudo do cão selvagem africano no centro do País (Sofala). Em 2004, o Fórum Natureza em Perigo juntou-se aos parceiros neste projecto no âmbito de permitir uma nova estação de recolha de dados no campo nas Províncias de Niassa e Cabo Delgado (conduzida de Abril até Novembro do ano 2005).
Concluindo:
- Há pouco tempo,ainda não se sabia muito sobre os cães selvagens.
São maltratados em muitos cantos do mundo,com armadilhas e etc
Aqui estão informações sobre o cão selvagem,baseadas no site:
http://www.fnp.org.mz/ht/caes.html
Amanhã há mais informações spobre outros animais e, se for preciso,ainda informações sobre este,se tiverem alguma dúvida.