Wednesday, March 21, 2007

Formigas


Como sabem,as formigas são animais muito fixes que,
por serem pequenas,são muito pisadas.
Mas mesmo se tentearem pisá-las,elas vão sobreviver.
Por serem tão pequenas,conseguem "esconder-se" nos
"buracos" dos sapatos.
E as formigas também podem se animais de estimação.
Estão à venda em caixas de vidro.
Elas adoram comer açúcar...
P.S para todos vocês:
Não ando com muito tempo para o blog,por isso fim-de-semana ou na sexta eu completo isto.

Friday, March 16, 2007

Aligátor


Notas descritivas:
Quando adultos, os machos podem atingir 4,5 metros de comprimento; as fêmeas são mais pequenas, atingindo 3 metros de comprimento máximo. A cabeça é relativamente larga e achatada, o focinho é arredondado e o quarto dente da mandíbula inferior fica oculto quando o animal fecha a boca, sendo esta uma das características que facilmente distinguem os aligátores (família Alligatoridae) dos crocodilos (família Crocodilidae). Os crocodilianos, em geral, têm dentes cónicos e afiados; possuem, normalmente, 28 a 32 dentes na mandíbula inferior e 30 a 40 dentes na mandíbula superior; assim, um adulto pode ter cerca de 70 a 80 dentes. A pele é cinzenta ou negra e está coberta por escamas e placas córneas. Apresentam membranas entre os dedos (membranas interdigitais) e fortes garras. A cauda é achatada lateralmente.
Alimentação:
Os juvenis alimentam-se de invertebrados (insectos e crustáceos), peixes e anfíbios. Os adultos ingerem, também, serpentes, tartarugas, mamíferos (incluindo crias de bovídeos), aves e cadáveres. Pode ocorrer canibalismo (os adultos podem ingerir juvenis da mesma espécie).
Comportamento:
Os aligátores capturam e dilaceram as presas com os seus dentes afiados, mas não as mastigam, engolindo grandes bocados de carne ou toda a presa de uma vez. Estão mais activos durante o dia. Estes répteis não se alimentam durante os meses mais frios. Em geral, durante o Inverno, hibernam em tocas construídas por eles próprios e sobrevivem à custa das reservas de gordura que acumularam durante o Verão. Estudos feitos em cativeiro revelaram que começam a perder o apetite se a temperatura for inferior a 27ºC e que deixam de se alimentar quando as temperaturas são inferiores a 23ºC. Mesmo a temperaturas negativas, os aligátores conseguem sobreviver deixando apenas as narinas fora de água (em caso de ficarem totalmente cobertos pelo gelo podem passar oito horas sem respirar, devido a uma grande redução da taxa metabólica). Existem registos de ataques a humanos, embora estes sejam relativamente pouco frequentes e normalmente ocorram como forma de “defesa” do território ou da prole.
Reprodução:
É uma espécie ovípara. Os acasalamentos ocorrem no fim da estação seca ou no princípio da estação húmida. Os machos atraem as fêmeas fazendo vibrar a água sobre o dorso, com o auxílio das respectivas escamas. O ritual de acasalamento é normalmente iniciado pela fêmea. Neste ritual, que pode durar horas, os parceiros empurram-se mutuamente e cada um pressiona cabeça e o pescoço do outro, de modo a avaliar a sua força. O acasalamento ocorre na água. Existe poligamia (o macho acasala com mais do que uma fêmea durante a mesma época reprodutora). A fêmea constrói um ninho de lama e vegetação apodrecida, num local abrigado próximo da margem, onde deposita 20 a 60 ovos (em média, 35 a 40). O período de incubação é de cerca de 65 dias. A progenitora guarda o ninho durante este período e depois da eclosão acompanha as crias durante um a três anos. Contudo, apesar da sua protecção atenta, os juvenis são muitas vezes caçados por guaxinins, aves, grandes peixes e outros aligátores adultos. Os aligátores atingem a maturidade sexual com um comprimento médio de 1,9 metros, isto é, entre os sete a 15 anos de idade, nos machos, e entre os nove a 18 anos de idade, nas fêmeas (o crescimento é mais rápido nos machos e nas zonas mais a sul da área de distribuição desta espécie).

Thursday, March 15, 2007

Águia-Imperial


Bem,este post é sobre a Águia-Imperial:


Nome científico
Aquila heliaca
Habitat e localização
Esta raça de águia habita só em locais sozinhos uns dos outros, embora ao longo de uma grande área vazia. Contudo, já existem poucos indivíduos em cada local. Pode ainda ser encontrada em algumas zonas da Europa, especialmente na Península Ibérica, nos Balcãs e na Turquia, também numa faixa estreita que se estende pela Ásia Central e ainda ao longo do Rio Nilo, no Egipto. No Norte de África, em Marrocos, decorrem com alguma regularidade alguns casais, embora estes façam parte da população espanhola destas aves, que apanha as correntes de ar quente africanas para pairar até este continente.
Habita em campo aberto com pequenos bosques e aninham árvores solitarias
Peso e altura
As águias – imperiais são muito parecidas com as reais, embora a sua dimensão seja ligeiramente menor. Uma ave adulta chega aos 80 cm de altura e atinge uma envergadura de 2,00 m.
Alimentação
Da sua alimentação fazem parte pequenos roedores, aves de menor dimensão e com muita frequência répteis, principalmente cobras.

Monday, March 5, 2007

O Lince Ibérico




Como todos sabem,o Lince Ibérico é um animal que só na Península Ibérica existe.Ou seja,só habita na nossa Península,a Península Ibérica.


Está na classe dos mamíferos,é um carnívoro,familia dos felídeos.


O pobre coitado,está em vias de extinção!


Porquê?


Porque os Seres Humanos lhes destroem o habitat!

As àreas montanhosas,as temperaturas moderadas,a vegetação mediterrânea...é o que existe no seu habitat que adoram!


O seu pêlo é de um castanho-amarelado,com pontos negros no corpo.Têm uma cauda curta,que na ponta é preta.

As orelhas são bicudas,como mostra no desenho de Clara Ferreira(e aproveito para pedir-lhe desculpas de me ter aproveitado da imagem para o blog!),e com pêlo rigido.

É um animal ncturno que se alimenta de coelhos-bravos,por vezes comem roedores,aves,e crias de cervídeos.


E por agora é tudo.

Cumprimentos,e espero que ajudem a esta espécie a não extinguir!=)

Sunday, March 4, 2007

O cão selvagem


O cão selvagem não é como um cão doméstico,tem comportamentos diferentes.

Eles são mais ou menos assim:

São principalmente vitimas de perseguições directas e indirectas (tiros, armadilhas, venenos, pisados por carros...), doenças infecciosas transmitidas por cães domésticos, fragmentação do seu habitat e diminuição das suas presas devido a contínua expansão demográfica e exploração dos recursos naturais.

Só com este parágrafo dá para concluir que são muito odiados,e que,por causa das diferenças com o cão doméstico,são atingidos em infecções.

Até há bem pouco tempo, quase nada se sabia sobre o seu estatuto de conservação (informações dos maus tratos,e distribuição).

No âmbito de recolher elementos de resposta a estas questões fundamentais, foi iniciado em 2003 um projecto de pesquisa científica em estreita colaboração com o Uem(Museu de Hitória Natural) e, através deste apoiocom ajuda das autoridades do País competentes neste domínio (DNAC e DNFFB), dedicado ao estudo do cão selvagem africano no centro do País (Sofala). Em 2004, o Fórum Natureza em Perigo juntou-se aos parceiros neste projecto no âmbito de permitir uma nova estação de recolha de dados no campo nas Províncias de Niassa e Cabo Delgado (conduzida de Abril até Novembro do ano 2005).


Concluindo:


  • Há pouco tempo,ainda não se sabia muito sobre os cães selvagens.

São maltratados em muitos cantos do mundo,com armadilhas e etc


Aqui estão informações sobre o cão selvagem,baseadas no site:


http://www.fnp.org.mz/ht/caes.html


Amanhã há mais informações spobre outros animais e, se for preciso,ainda informações sobre este,se tiverem alguma dúvida.

Animais em geral


Os animais são seres vivos que que nós,animais racionais,apreciamos muito.
Muita precentagam de Portugal e de outros países têm animais domésticos em casa.
O cão,por exemplo,é um que muita gente tem.Os canários,são os pássaros domésticos mais apreciados,assim como os papagaios.
O cão,o gato,o periquito,o canário,e muitos outros são animais domésticos,calmos.
O cão,o melhor amigo do Homem,o gato,sereno e calmo,o papagaio,falador,o canário que canta melodias.
Mas e os selvagens?
Todos os seres humanos(maioria) os destroem,caçam,os põem e extinção e em perigo de extinção.Mas porquê?
Para os comerem,ou porque detestam,ou porque "comem a comida da horta",etc.

Este blog sobre os animais serve para ajudar os animais e dar informações sobre eles.
Aceito sugestões.

Cumprimentos,Patrícia Mendes :)